quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Minha Felicidade





A Imagem:pessoas, momentos, lugares, palavras, gestos, cheiros, sabores, sons... Uma infinidade de possibilidades de bordar a Felicidade. A escolha pela imagem de uma árvore, em especial a Barriguda que tive a oportunidade de conhecer no estado de Goiás, representa aspectos marcantes do que me faz feliz na vida. Uma árvore imersa num cenário de cores do cerrado, cujo tronco apresenta a forma de uma barriga como se estivesse gestante e com seus galhos e flores delicadas que se projetam no espaço sugerindo movimento, como uma dança.
Tingimento do tecido: com o apoio de uma fotografia para pintar o tecido, tive a experiência de transportar-me através da memória para o momento em que a vi diante dos olhos e assim procurei reproduzir as diferentes nuances de cores que constituíam o seu cenário.
O bordado: o início de tudo ocorreu pelo tronco. Cercado de observação, cuidado e paciência era necessário variar o uso dos pontos para proporcionar o aspecto rugoso do mesmo, além de mesclar as cores respeitando as variações existentes. No começo, como surgiam apenas linhas era difícil ter a noção do todo e saber se estava alcançando meu objetivo. Passaram-se dias para que esse tronco se formasse de fato... Depois vieram as raízes, galhos e flores. E por último veio o preenchimento do centro do tronco, sua “barriga”, onde a correntinha através de um movimento lento, delicado e em espiral preencheu e finalizou a imagem de minha Felicidade. A Barriguda, com sua presença de tirar o fôlego...
Ana Silvia Loureiro
São Paulo – SP

Um comentário:

  1. Maravilhoso este trabalho da Ana Silvia.

    Estou encantada, Ana! Beijo!

    Talita

    ResponderExcluir